Preciso ou não de uma Identidade Visual?



Todos nós expressamos uma marca, identidade; seja ela de modo formal ou não. Marca é de fato, um gosto subjetivo que não se resume, pelo menos não deve, à um logotipo ou “logo”.

De modo geral, imprimimos uma marca em tudo o que fazemos, é um tipo de assinatura que não é tangível (palpável), mas é mais real do que se possa imaginar, é possível “ler” essa identidade desde o primeiro encontro com uma pessoa, e principalmente em uma prestação de serviço ou venda de um produto.

Com a globalização, o atributo qualidade passou a ser item obrigatório, e na verdade, tudo o que você vende ou fabrica de produto físico, o concorrente também tem e, aí, o diferencial passa a ser em outras áreas, como por exemplo, a apresentação de seu produto ou serviço ao público consumidor da marca. Criar ou desenvolver uma Identidade Visual que acompanhe o conceito e visão de negócios da sua empresa ou produto é essencial; como já disse, essa marca já existe, quer você queira ou não, o uso da Identidade Visual apenas direciona e representa conceitualmente o que você ou seu serviço representa.

É preciso comunicar esse conceito numa linguagem não verbal, ou seja, na linguagem visual; exemplo; sem entrar em sua loja ou consumir o seu produto ou serviço, é possível reconhecer sua Marca onde ela estiver .

É comum e você deve se lembrar de alguma loja em que foi atendido de forma atenciosa, e, a partir daquele momento, passou a dar referência para outras pessoas, não da loja, mas do atendimento. É uma atribuição da Identidade Visual no que cabe ao posicionamento da marca.

A criação de uma Identidade Visual, é composta de várias fases, entre elas, desenvolver essa linguagem visual, conceituada nas ações estratégicas de visão, pesquisa de campo e posicionamento do seu negócio, seja produto ou serviço. É muito importante que você veja o seu negócio como se fosse uma pessoa, não de forma física, mas tão real quanto, o que muda é que ela terá uma postura corporativa, essa identidade é o que trará o reconhecimento da sua marca entre as demais

Agora já sabe da importância da Identidade para o seu negócio ou do seu produto. Por ocupar uma posição tão importante, não deve ser desenvolvida de qualquer jeito ou por qualquer pessoa que não tenha preparo para conduzir corretamente o desenvolvimento do seu bem mais valioso.
É preciso investir não só tempo, mas também dinheiro na identidade, mas muita atenção; não se iluda com promessas milagrosas, pois podem te iludir e ser fator determinante no sucesso ou fracasso do seu projeto. Lembre-se que sua pequena empresa ou produto ainda pequeno, pode crescer. Grandes franquias nacionais e prestadoras de serviço começaram sua vida corporativa com uma loja ou produto como o seu.

Uma identidade visual, deve incluir não só o logotipo, mas todos os materiais que serão utilizados na comunicação, em diversas áreas como uniformes, personalização de frotas, pontos de venda, posicionamento de gôndolas em lojas e distribuidores, postura e posicionamento de mercado, cada marca tem uma necessidade. Algumas podem exigir elementos técnicos, ou rotulagem com padrões de exportação entre outros elementos que garantem reconhecimento entre as marcas concorrentes.

O mito do medo em procurar um designer gráfico para desenvolver uma identidade visual é de maioria esmagadora, pensar no preço, pois alguns fazem uso de preços impraticáveis, porém, como vimos acima, é um trabalho que exige conhecimento especializado, precisa ser feito da forma correta, com pesquisas, informações completas e muita clareza, para que se consiga alcançar resultados positivos. Minha dica é; não procure pelo preço, invista em valor para a sua marca.

Se você leu até aqui e entende a necessidade e importância que tem a sua Identidade Visual, mas ainda não definiu ou tem dúvidas sobre a forma com que tem utilizado sua atual marca,  @falecompalma, vamos conversar sobre o seu produto, negócio ou serviço, tenho certeza que posso te ajudar com a sua Identidade a alcançar os seus objetivos corporativos, sem perder tempo nem dinheiro.

Forte abraço e até a próxima.

Se gostou deste artigo, siga o blog. Se deseja ler algum assunto específico sobre identidade visual ou design, envie sua sugestão e conversaremos.

Comentários

Postagens mais visitadas