domingo, 17 de setembro de 2017

O que é e para que serve o manual de identidade da marca?


É comum um cliente ou outro questionar se precisa de um manual de identidade da marca. Questão difícil mesmo, mas só quem pode responder da melhor forma é o próprio cliente, detentor da marca. O que dificulta essa resposta é não saber do que se trata, para isto, vou tentar simplificar...
Não é um item obrigatório para todos. O ideal é pensar em ser objetivo, se o cliente usa apenas em um site ou página única e em seu cartão de visitas, não tem necessidade de um manual extenso, pode ser direto, com diretrizes claras de aplicação apenas.
Já uma empresa de porte maior, que possua diversos materiais, como site, cartão de visitas, uniformes,  uma papelaria variada, vai precisar de um manual de identidade da marca, para estabelecer padrão de aplicação e uso do seu Sistema de Identidade Visual.
E então, o que é um manual de identidade da marca?
São normas técnicas, recomendações de uso, que garantem a utilização da identidade padronizada da marca.

E para que serve o manual de identidade da marca?

Para que se consiga gravar e memorizar a marca com a mesma linguagem visual que foi desenvolvida, desta forma é possível reconhecer entre as demais marcas.

O que deve conter no manual de identidade da marca?


Não existe regra, como vimos antes, cada caso exige diferentes propostas. Existem manuais com 4 páginas, outros com 50.

Como um documento, segue uma ordem por tópicos

É natural a empresa fazer a sua introdução como história de sua criação, sua visão, conceito e algumas optam em adicionar os objetivos da empresa. Esse resumo, escrito pela empresa, gera valor à marca e gera até uma simpatia com seus usuários consumidores da marca.

Após a introdução, é comumente definida a assinatura da marca, onde se define ou até se estabelecem duas formas para usos distintos; horizontal e vertical, nesta etapa é de grande importância definir onde e como serão utilizadas, levando em consideração número de cores, pensando na economia e viabilidade técnica ou limitações por superfície, por exemplo.

Outra simulação indispensável para o manual é a redução. Parece simples, mas se não definida a redução mínima, podem gerar desconfortos visuais e quebra de padrão, que podem acarretar em não identificação imediata ou escolha equivocada de produto e até abandono da marca.

A definição da paleta de cores é o que manterá o padrão visual de aplicação, o que é fator decisivo no reconhecimento imediato e gravação na mente do usuário da marca. Essas cores não são aleatoriamente escolhidas, são cores institucionais, que expressam o conceito da marca. A uniformidade dessas cores é o que garante a aplicação em impressos e no mesmo padrão, as exibidas virtualmente. Em breve, postarei um artigo explicativo sobre os principais e diferentes tipos de paletas de cores e seus respectivos usos e aplicações, mas os mais comumente utilizados são CMYK , RGB e Pantone.

A aplicação da marca ou sua assinatura, também deve ser simulada em fundos com imagens ou coloridos, é comum ver usos indevidos até mesmo em embalagens, mas isto descaracteriza a marca e pode comprometer sua identificação entre as marcas concorrentes.

A Área livre ou respiro, é nada mais do que um espaço reservado para a marca ou assinatura, que preserva da proximidade de textos ou elementos, evitando ruídos de leitura e identificação. Essa área tem no máximo 30% do tamanho da marca ou assinatura.

Tipografia Institucional | Assim como a paleta de cores, é preciso um cuidado na escolha da tipografia, ela define o conceito e mantém a estrutura tanto na marca, como em textos e documentos da empresa.

A parte mais visitada de um manual é a de restrições, que delimitam usos indevidos da marca como distorções, aplicações com cores diferentes das definidas, avanço da área livre estabelecida, substituição de tipografias, entre outros.
escoteiros_restrictions


Este exemplo é do manual Escoteiros do Brasil, demonstra usos incorretos de contorno, cores e tipografia.
Existem outras limitações a ser levada em consideração, mas como já vimos, é bem particular de cada empresa.
Espero ter esclarecido um pouco sobre este item importante para sua empresa, se ainda tiver alguma dúvida, pode me procurar através do e-mail falecompalma@gmail.com

Abraço e até a próxima.

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